Diretoria

Mauricio Teixeira Leite de Vasconcellos

Presidente
foto-mauricio-20210308

Graduado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), 1973, Mauricio concluiu doutorado em Saúde Pública em 2001 pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Trabalhou mais de 35 anos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com atuação ligada principalmente a amostragem probabilística, métodos de pesquisa e técnicas de análise estatística. Foi também consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em diferentes países e projetos, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Banco Mundial. Entre janeiro de 2010 e abril de 2011, também prestou consultoria ao Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, da Fiocruz.

Desde 2003, trabalha no programa de pós-graduação da Ence, fazendo a interseção entre as áreas de Saúde Pública e de Estatística, em particular com abordagem sobre métodos de avaliação nutricional, desenho de amostras probabilísticas, técnicas de estimação a partir de amostras complexas, e técnicas e estratégias para avaliação de projetos sociais. Foi bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 2004 a 2013.

Currículo Lattes

Pedro Luis do Nascimento Silva

Vice-Presidente
pedro_1

Pesquisador titular aposentado, colaborador voluntário da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), Pedro é bacharel em Estatística pela ENCE(1980), mestre em Matemática Aplicada – Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) (1988) e doutor em Estatística pela Universidade de Southampton (1996), com pós-doutorado na mesma universidade (2003).

Reúne ampla experiência nas áreas de amostragem e métodos de pesquisa, análise de dados amostrais, pesquisas amostrais domiciliares, estimação de variâncias, estimadores de calibração, crítica e imputação de dados, estimação para pequenos domínios, pesquisas amostrais na avaliação de políticas públicas, e estatísticas oficiais.

Sua trajetória profissional o credenciou a ser o primeiro brasileiro a assumir a presidência do Instituto Internacional de Estatística, entidade fundada em 1885 e que esteve sob sua gestão no período de 2015 a 2017.

Currículo Lattes

Carlos José Lessa de Vasconcellos

Vice-Presidente
20230913_221600

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estácio de Sá (1987), com extensão em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (1989), Lessa trabalha no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1986, onde atua na área de disseminação de informações. Na SCIENCE atua desenvolvendo sistemas para controle e administração financeira, e para suporte à implementação de pesquisas.

Currículo Lattes

Mandato 2023-2025

Todos

Newsletter