Conselho fiscal – 2023 a 2025

Kaizô Iwakami Beltrão

Membro efetivo

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) (1974), Kaizô é também mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) (1977) e doutor em Estatística pela Universidade de Princeton (1981).

Acumula experiência na disciplina População e Políticas Públicas, com ênfase em Previdência Social e Educação, e atua principalmente em: bases de dados para políticas públicas, avaliações educacionais, diferenciais por sexo/raça, condições de saúde, demografia (modelagem estatística) e mortalidade.

Atualmente, exerce as funções de pesquisador e professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. Por meio da Fundação Cesgranrio, é responsável técnico pelos relatórios do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

Currículo Lattes

Cassio Freitas Pereira de Almeida

Membro efetivo

Cassio é bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é pesquisador em informações geográficas e estatística da Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Tem experiência na área de Data Science, com ênfase em Probabilidade e Estatística, Modelagem e Machine Learning.

Currículo Lattes

Wasmalia Socorro Barata Bivar

Membro efetivo

Wasmalia é graduada e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, cursos concluídos em 1983 e 1991, respectivamente. Concluiu doutorado em Economia pela Università Commerciale Luigi Bocconi em 1996, Milão-Itália. Atualmente é pesquisadora titular aposentada da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão no qual foi diretora da área de Estatísticas, de 2004 a 2011, e presidente de 2011 a 2016. Em março de 2016 foi eleita Presidente da Comissão de Estatísticas das Nações Unidas para o seu 47.o período de sessões. Tem experiência em economia aplicada à produção de estatísticas oficiais, com ênfase em indústria e inovação, demografia econômica, economia do trabalho e contas nacionais.

Currículo Lattes

Luiz Góes Filho

Membro suplente

Góes é graduado em Engenharia Florestal (1970) e mestre em Ciências Ambientais e Florestais (1995) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Como pesquisador da Science, desenvolve projetos relacionados a pesquisas socioeconômicas, indicadores ambientais, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável e estatísticas ambientais.

Currículo Lattes

Mauro dos Santos Mendonça

----

Newsletter