Conselho técnico-administrativo – 2017 a 2021

Mauricio Teixeira Leite de Vasconcellos

Graduado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), 1973, Mauricio concluiu doutorado em Saúde Pública em 2001, pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Trabalhou mais de 35 anos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com atuação ligada principalmente a amostragem probabilística, métodos de pesquisa e técnicas de análise estatística. Durante esse período, foi também consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em diferentes países e projetos, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Banco Mundial. Entre janeiro de 2010 e abril de 2011, prestou consultoria ainda ao Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, da Fiocruz.

Desde 2003, trabalha no programa de pós-graduação da Ence, fazendo a interseção entre as áreas de Saúde Pública e de Estatística, com abordagem em particular sobre métodos de avaliação nutricional, desenho de amostras probabilísticas, técnicas de estimação a partir de amostras complexas, e técnicas e estratégias para avaliação de projetos sociais. Foi bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de 2004 a 2013.

Currículo Lattes

Djalma Galvão Carneiro Pessoa

Com pós-doutorado pela Universidade de Stanford, 1980, e doutorado em Estatística pela Universidade da California, 1970, Djalma trabalha como consultor no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É também mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), 1966, e graduou-se em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 1963. Presidiu a Associação Brasileira de Estatística (ABE), de 1984 a 1986.

Currículo Lattes

Pedro Luis do Nascimento Silva

Pesquisador titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), Pedro é bacharel em Estatística pela Ence, 1980, mestre em Matemática Aplicada – Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), 1988, e doutor em Estatística pela Universidade de Southampton, 1996, com pós-doutorado na mesma universidade, 2003.

Conta com larga experiência nas áreas de amostragem e métodos de pesquisa, análise de dados amostrais complexos, pesquisas amostrais domiciliares, estimação de variâncias, estimadores de calibração, crítica e imputação de dados, estimação para pequenos domínios, pesquisas amostrais na avaliação de políticas públicas, e estatísticas oficiais.

Sua trajetória profissional o credenciou a ser o primeiro brasileiro a assumir a presidência do Instituto Internacional de Estatística, entidade secular fundada em 1885, que esteve sob sua gestão no período de 2015 a 2017.

Currículo Lattes

Denise Britz do Nascimento Silva

Denise é graduada em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), 1985, mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 1992, e doutora em Estatística pela Universidade de Southampton, 1996. É presidente eleita da Associação Internacional de Estatísticos de Pesquisas, além de integrar o Conselho Consultivo em Ética do Instituto Internacional de Estatística.

Professora e pesquisadora da Ence, vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, acumula experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos temas análise de dados amostrais, estatísticas públicas, métodos de pesquisas, estimação em pequenas áreas e análise de séries temporais de pesquisas amostrais.

Ao longo de sua carreira, Denise ocupou diversas posições de liderança, como diretora da Ence (2011 a 2014), membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Estatística (2010 a 2014), membro do Comitê de Mulheres em Estatística do Instituto Internacional de Estatística (2009 a 2013) e vice-presidente do Instituto Interamericano de Estatística (2014-2016), entre outras.

Currículo Lattes

Newsletter