Conselho Técnico-Administrativo – 2021 a 2025

Mauricio Teixeira Leite de Vasconcellos

Presidente

Graduado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), 1973, Mauricio concluiu doutorado em Saúde Pública em 2001, pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Trabalhou mais de 35 anos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com atuação ligada principalmente a amostragem probabilística, métodos de pesquisa e técnicas de análise estatística. Durante esse período, foi também consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em diferentes países e projetos, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Banco Mundial. Entre janeiro de 2010 e abril de 2011, prestou consultoria ainda ao Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, da Fiocruz.

Desde 2003, trabalha no programa de pós-graduação da Ence, fazendo a interseção entre as áreas de Saúde Pública e de Estatística, com abordagem em particular sobre métodos de avaliação nutricional, desenho de amostras probabilísticas, técnicas de estimação a partir de amostras complexas, e técnicas e estratégias para avaliação de projetos sociais. Foi bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de 2004 a 2013.

Currículo Lattes

Antonio José Ribeiro Dias

Membro efetivo

Antonio, mais conhecido como Vermelho, é graduado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAPM (1980) e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (1989). É pesquisador titular aposentado da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e tem larga experiência no planejamento, processamento, ponderação e análise de pesquisas por amostragem.

Currículo Lattes

Ari do Nascimento Silva

Membro efetivo

Ari é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969) e mestre em Computer Sciences – University of California at Los Angeles (1976). Trabalhou no IBGE desde 1972 até 2015, na Diretoria de Informática e na Coordenação de Métodos. Cedido às Nações Unidas, trabalhou por 13 anos (1982 a 1993) na Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), como assessor regional para processamento de censos e pesquisas, e chefe do projeto de desenvolvimento do software REDATAM. Atualmente é consultor do Centro LatinoAmericano de Demografia (CELADE). Tem vasta experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em bases de dados e processamento de pesquisas e censos.

Currículo Lattes

Denise Britz do Nascimento Silva

Membro efetivo

Denise é graduada em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), 1985, mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 1992, e doutora em Estatística pela Universidade de Southampton, 1996. É presidente eleita da Associação Internacional de Estatísticos de Pesquisas, além de integrar o Conselho Consultivo em Ética do Instituto Internacional de Estatística.

Professora e pesquisadora da Ence, vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, acumula experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos temas análise de dados amostrais, estatísticas públicas, métodos de pesquisas, estimação em pequenas áreas e análise de séries temporais de pesquisas amostrais.

Ao longo de sua carreira, Denise ocupou diversas posições de liderança, como diretora da Ence (2011 a 2014), membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Estatística (2010 a 2014), membro do Comitê de Mulheres em Estatística do Instituto Internacional de Estatística (2009 a 2013) e vice-presidente do Instituto Interamericano de Estatística (2014-2016), entre outras.

Currículo Lattes

José Roberto Scorza

Membro efetivo

Scorza é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estácio de Sá (1981) e tem pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas – FGV em Administração Pública. Aposentado, exerceu a função de Gerente de Planejamento e Supervisão da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – durante 21 anos. Tem experiência na área de Demografia, com ênfase em Censos Demográficos, Economicos e Agropecuários.

Currículo Lattes

Newsletter