Pesquisas em andamento

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil – ENANI-2024

A SCIENCE iniciou a coleta de dados para o teste piloto do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição InfantilENANI-2024.

O ENANI tem por objetivo avaliar os efeitos da pandemia de Covid-19 sobre a alimentação e nutrição de crianças brasileiras menores de seis anos de idade. Esta pesquisa permitirá comparar o estado nutricional atual das crianças com aquele observado no ENANI-2019, que foi o maior estudo nutricional sobre crianças já realizado no Brasil – mais informações em https://enani.nutricao.ufrj.br/

Para avaliar os métodos da pesquisa, os equipamentos e sistemas a serem usados, será realizado, a partir de 19 de fevereiro de 2024, um teste piloto em quatro setores censitários do município do Rio de Janeiro e um setor censitário de Nova Friburgo, por uma equipe de cinco entrevistadores e um supervisor.

O treinamento da equipe de coleta foi realizado em duas etapas: a primeira sobre os aspectos gerais e preenchimento do questionário da pesquisa e a segunda sobre as técnicas de medição antropométrica de crianças e o uso dos equipamentos.

A coleta inicia-se pelo arrolamento dos endereços do setor e seleção dos domicílios a serem visitados para determinar se existem crianças elegíveis (menores de seis anos). Havendo crianças elegíveis, é feita a apresentação da pesquisa e solicitado o consentimento do responsável para participação, na pesquisa, das crianças e de suas mães ou cuidadoras.

Uma vez aceita a realização da pesquisa, a coleta de dados compreenderá entrevista com a mãe ou cuidadora da criança, realização de medições de comprimento ou estatura e peso da criança e da mãe, coleta de sangue para exames laboratoriais da criança (só crianças com idade maior que seis meses) e da mãe, e obtenção de dados de recordatório alimentar da criança nas últimas 24 horas. A coleta de sangue será feita por profissional do laboratório de análises clínicas contratado para a pesquisa

Caso queira confirmar a identidade de um(a) entrevistador(a), visite a página da SCIENCE ou ligue gratuitamente para: 0800 025 0174.

+
Pesquisa de anticorpos protetores contra o sarampo em Salvador – BA – Sarampo-2024

A SCIENCE inicia em 19 de fevereiro o treinamento para a coleta de dados da Pesquisa de anticorpos protetores contra o Sarampo em Salvador – BA – Sarampo-2024 contratada pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia – UFBA – e o Ministério da Saúde – MS.

A pesquisa tem por objetivo verificar se a população de Salvador está protegida contra o sarampo. A coleta de dados será feita por amostragem em 37 setores censitários das 10 áreas sentinelas da saúde na cidade. A amostra total será de cerca de 1.500 pessoas.

O treinamento da equipe de dez entrevistadores, um supervisor e uma coordenadora estadual que farão a coleta de dados versa sobre os métodos e processo de pesquisa.

Esta etapa é seguida do arrolamento de endereços e abordagem dos domicílios selecionados nos setores considerados para a pesquisa, visando a estabelecer contato com os moradores. Feito o contato, a pesquisa é apresentada e é solicitado o consentimento para participação da pesquisa.

Uma vez consentida a participação, a coleta de dados compreende entrevista e coleta de sangue para exames laboratoriais que vão determinar a contagem de anticorpos protetores contra o sarampo. As informações resultantes da pesquisa vão orientar a tomada de decisões sobre campanhas de vacinação contra o sarampo.

Caso queira confirmar a identidade de um(a) entrevistador(a), visite a página: https://science.org.br/

ou ligue gratuitamente para: 0800 025 0174.

+
Pesquisa sobre Transtornos de Compulsão Alimentar 2 (TCA2)

A SCIENCE iniciou a coleta de dados para a segunda etapa da Pesquisa sobre Transtornos de Compulsão Alimentar 2 (TCA2), das universidades UFRJ e UERJ. A primeira etapa foi realizada em 2019-2020, e coletou dados de 2.143 pessoas com idades de 18 a 60 anos moradores da cidade do Rio de Janeiro.

Nesta segunda etapa, serão visitados e pesquisados os mesmos moradores entrevistados na etapa inicial da pesquisa, que é longitudinal, isto é, procura acompanhar a mesma amostra de pessoas ao longo do tempo.

A pesquisa tem como objetivo avaliar a prevalência pontual e ao longo da vida de Transtornos de Compulsão Alimentar e fatores associados.

Entrevistadores da SCIENCE, devidamente treinados, uniformizados e identificados farão visitas aos endereços dos moradores selecionados para estabelecer contato e fazer as entrevistas.

Caso queira confirmar a identidade de um(a) entrevistador(a), ligue gratuitamente para: 0800 025 0174.

+
Saúde Brumadinho 2023

O projeto Saúde Brumadinho é uma pesquisa anual, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais (Fiocruz Minas), para (1) conhecer as características socioeconômicas, o estilo de vida, as condições de saúde e trabalho e o uso de serviços de saúde dos moradores de Brumadinho; (2) examinar o impacto do rompimento da barragem de rejeitos da mina do Córrego do Feijão, nas condições de moradia e trabalho, (3) avaliar o estado nutricional, a pressão arterial, as funções hepática e renal, os níveis de inflamação e de metais, a sorologia para COVID-19, entre outras características na população participante do estudo; e (4) avaliar os efeitos da exposição a metais na população de Brumadinho.

A pesquisa é feita com base em uma amostra domiciliar, desenhada pela SCIENCE, que inclui todos os setores do município, estratificados em três domínios de estimação: (1) setores diretamente expostos ao rompimento da barragem; (2) setores afetados pela atividade de mineração; e (3) demais setores do município. Nos dois primeiros domínios foi realizado um censo, enquanto no terceiro domínio foi selecionada uma amostra de domicílios com tamanho aproximadamente igual à soma de domicílios dos domínios censitários.

A SCIENCE já realizou a coleta de dados nos anos de 2021 e 2022 e está executando a terceira onda de coleta, a partir de agosto de 2023.

+
ELSI 2023 – Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros
foto fundo cartaz

O Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil) é a maior pesquisa nacional sobre as condições de vida e de saúde da população de 50 ou mais. É coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio do Ministério da Saúde.

Sua primeira fase foi conduzida em 2015-16, tomando por base uma amostra domiciliar probabilística, representativa do País, que obteve dados de mais de 9.400 adultos elegíveis.

Sua segunda fase foi conduzida pela SCIENCE em 2019-20, tomando por base os adultos entrevistados na primeira fase, incluindo, também, um mecanismo de reposição de perdas de seguimento, que respeitava a amostra original do estudo. Foram entrevistadas 9.949 pessoas de 50 anos ou mais. Em decorrência da pandemia de COVID-19, as entrevistas presenciais foram suspensas em 15 de março de 2020, com a amostra representando mais de 93% dos adultos. O complemento da amostra, representando pouco menos de 7% da população, foi entrevistado por telefone.

A terceira fase do ELSI-Brasil, terá a coleta de dados iniciada em 21/07/2023, após treinamento e certificação de 133 profissionais entre coordenadores estaduais, supervisores e entrevistadores da SCIENCE.

A coleta de dados compreende entrevista domiciliar, entrevista individual e realização de medidas físicas, compreendendo pressão arterial, antropometria e avaliação da capacidade funcional.

Nos domicílios selecionados para a pesquisa, um adulto é convidado a responder à entrevista domiciliar. Todos os moradores desses domicílios com 50 anos ou mais são convidados a responder à entrevista individual e realizar as medidas físicas.

Entrevistadores da SCIENCE devidamente treinados e identificados por meio de crachá do ELSI-Brasil são os responsáveis pela condução das entrevistas.

A pesquisa ELSI-Brasil produz informações estratégicas para ajudar o Ministério da Saúde na elaboração de políticas voltadas à promoção da saúde das pessoas nas idades mais velhas. Também é a principal fonte de dados para inúmeros estudos que examinam aspectos da saúde e condições de vida da população idosa no Brasil.

A participação nessa pesquisa é fundamental para permitir ao Brasil conhecer as condições de saúde dos idosos e atuar para que possam contar com serviços adequados às suas necessidades.

 

+

Newsletter