17 de fevereiro de 2024

Pesquisa de anticorpos protetores contra o sarampo em Salvador – BA

A SCIENCE iniciou o treinamento para coleta de dados para a Pesquisa de anticorpos protetores contra o sarampo em Salvador – BA – Sarampo-2024, contratada pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia – UFBA e o Ministério da Saúde – MS.

A pesquisa tem por objetivo verificar se a população de Salvador está protegida contra o sarampo. A coleta de dados será feita por amostragem em 37 setores censitários das 10 áreas sentinelas da saúde na cidade. A amostra total será de cerca de 1.500 pessoas.

O treinamento da equipe de dez entrevistadores, um supervisor e uma coordenadora estadual que farão a coleta de dados versa sobre os métodos e processo de pesquisa.

Esta etapa é seguida do arrolamento de endereços e abordagem dos domicílios selecionados nos setores considerados para a pesquisa, visando a estabelecer contato com os moradores. Feito o contato, a pesquisa é apresentada e é solicitado o consentimento para participação da pesquisa.

Uma vez consentida a participação, a coleta de dados compreende entrevista e coleta de sangue para exames laboratoriais que vão determinar a contagem de anticorpos protetores contra o sarampo. As informações resultantes da pesquisa vão orientar a tomada de decisões sobre campanhas de vacinação contra o sarampo.

Caso queira confirmar a identidade de um(a) entrevistador(a), visite a página: https://science.org.br/

ou ligue gratuitamente para: 0800 025 0174.

Por: Pedro Luis do Nascimento Silva

Compartilhar:

Leia também

Newsletter