Transtorno de Compulsão Alimentar no Rio

Liderado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub/UFRJ), o estudo pretende determinar a prevalência e os fatores correlatos ao Transtorno de Compulsão Alimentar no município do Rio de Janeiro.

Para alcançar esse objetivo, serão avaliadas as condições de saúde de 2.500 pessoas entre 18 e 60 anos, residentes na cidade. Os resultados obtidos poderão facilitar a elaboração de estratégias e políticas de saúde, a partir da identificação da população que vivencia o transtorno.

A Science ficou encarregada de desenhar a amostra de pesquisa, desenvolver o sistema de questionário eletrônico em dispositivo móvel de coleta, atualizar os endereços dos setores censitários selecionados, além das demais etapas até a montagem do banco de dados da pesquisa. Também participamos do treinamento e cuidamos do gerenciamento da equipe de coleta.

A coordenação geral do projeto está sob responsabilidade do professor doutor José Carlos Borges Appolinário, do Ipub/UFRJ, que tem em sua equipe as professoras doutoras Rosely Sichieri, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj); Glória Valéria da Veiga, do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ); Silvia Freitas, do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Gota/Iede-RJ); e Maria Angélica Nunes, do Grupo de Estudos e Assistência em Transtornos Alimentares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Geata/UFRGS).

Newsletter