Pesquisa sobre Condições de Trabalho na Agricultura Brasileira

A equipe SCIENCE concluiu em 4 de dezembro a coleta de dados da Pesquisa sobre Condições de Trabalho na Agricultura Brasileira, realizada para a Universidade de Stanford. A coleta iniciada em 25 de setembro cobriu 210 setores censitários em 18 municípios de 4 estados (Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins).

Nos setores da amostra, foram cadastrados mais de 60 mil endereços, dos quais cerca de 48 mil eram de domicílios particulares permanentes. Destes, cerca de 25 mil foram selecionados para a amostra, e 16 mil participaram fornecendo entrevistas. Dados detalhados do histórico laboral foram levantados de 2.259 trabalhadores com idades entre 15 e 80 anos, que tiveram algum trabalho como empregado em atividades agrícolas nos últimos cinco anos, e que eram elegíveis para responder ao questionário individual da pesquisa.

Os resultados da pesquisa serão usados para “conhecer as experiências dos trabalhadores agrícolas, entender as formas como os trabalhadores agrícolas interagem com os patrões, e com que frequência ocorrem práticas de trabalho prejudiciais”.

Os resultados da pesquisa serão disponibilizados em março de 2024 através do endereço:

https://science.org.br/cta-stanford/

Newsletter