Pesquisa Domiciliar Participativa (PDP) do Projeto Rio Doce

Em uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a SCIENCE foi responsável pela coleta de dados da Pesquisa Domiciliar Participativa (PDP) do Projeto Rio Doce, que visa identificar e valorar os danos socioeconômicos provocados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em novembro de 2015.

A Pesquisa Domiciliar Participativa do Projeto Rio Doce tem dois grandes objetivos:

1 – Diagnosticar as condições socioeconômicas atuais da população que reside na área delimitada como atingida, formada por 45 municípios nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

2 – Avaliar os possíveis impactos do desastre nas trajetórias de trabalho e renda das pessoas atingidas.

Entre junho e novembro de 2022, a PDP realizou entrevistas completas em 9.636 domicílios na área delimitada como atingida pelo desastre e também em domicílios em uma área de comparação, composta por municípios com condições socioeconômicas semelhantes aos atingidos, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro.

Os dados completos da pesquisa foram entregues à equipe da FGV em dezembro de 2022, que desde então avançou com as análises planejadas. Os resultados referentes à análise de impactos socioeconômicos do desastre ocorrido em Mariana, MG, em 2015 foram agora publicados e podem ser consultados na página da FGV:

https://projetoriodoce.fgv.br/pesquisa-domiciliar-participativa

Informações sobre a PDP estão disponíveis no cartaz, no folder e no link: https://projetoriodoce.fgv.br/pdp

Site oficial do Projeto Rio Doce: projetoriodoce.fgv.br

Newsletter