Pesquisa de satisfação dos usuários do Sistema Único de Assistência Social

De alcance nacional, a pesquisa foi realizada de janeiro a julho de 2018 entre usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) com idade a partir de 18 anos.

A Science venceu a concorrência da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), ligada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que recebeu solicitação do Ministério do Desenvolvimento Social para executar o levantamento.

O coordenador do projeto foi o professor doutor Jerônimo de Oliveira Muniz. Para esse trabalho, adotou-se procedimento de amostragem inversa para selecionar 5.884 usuários de um total de 480 Cras no primeiro estágio da amostra.

O sistema de questionário eletrônico em dispositivo móvel de coleta foi desenvolvido pela equipe da Science, que também montou, participou do treinamento e coordenou a equipe de coleta de dados; gerenciou a nuvem para a qual eram transmitidos os questionários preenchidos; produziu relatórios de acompanhamento da coleta; processou os dados da nuvem (crítica e imputação probabilística); expandiu a amostra; e gerou o banco de dados da pesquisa.

Newsletter