Pesquisa Continuar Cuidando – Observatório da COVID-19

Liderada pela Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba, com apoio do Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB, a pesquisa Continuar Cuidando – Observatório de COVID-19, foi realizada pela SCIENCE, que definiu o plano de amostragem, realizou a coleta dos questionários, processou e analisou os dados, entregando os relatórios pactuados.

“Conhecer como a pandemia afetou, e está afetando, a vida das pessoas, as condições de saúde delas e a rotina das famílias.” Segundo Daniel Beltrammi, Sec. Exec. De Saúde – PB, este foi o objetivo principal da Pesquisa Continuar Cuidando.

Adotando estratégia desenvolvida, testada e aplicada com sucesso pela SCIENCE em estudos anteriores, a equipe de coleta foi acompanhada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para evitar ter questionários de participantes sem os resultados de exames e vice-versa.

Os ACS realizavam punção digital para os testes rápidos e a coleta de material da orofaringe para o teste RT-PCR, enquanto o entrevistador fazia o preenchimento do questionário.

A pesquisa forneceu estimativas de prevalências baseadas nos três marcadores contidos nos dois testes. O teste rápido fornecia resultados imediatos, que eram anotados no dispositivo móvel de coleta, e comunicados aos participantes da pesquisa durante abordagem no campo. O material colhido para o teste RT-PCR (considerado mais preciso para detecção de infecção atual pela COVID-19) era remetido ao LACEN-PB em João Pessoa para análise, sendo seus resultados comunicados aos participantes dias depois.

A pesquisa estimou, ao final do período de coleta, que cerca de 10% da população da Paraíba (pouco mais de 400 mil pessoas) já apresentavam anticorpos para o novo coronavírus, indicando que já haviam sido infectadas. Este número é mais que o dobro do número de casos confirmados registrados no Estado ao término da pesquisa (cerca de 174 mil), confirmando o valor da pesquisa amostral de base domiciliar para fornecer um retrato mais abrangente da prevalência de contaminação da população pelo vírus.

Newsletter