III Levantamento Nacional de Uso de Álcool e Drogas pela População Brasileira de 12 a 65 anos

Pesquisa domiciliar em nível nacional, encomendada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com administração financeira da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec).

À Science coube selecionar a amostra, composta por 16.400 domicílios em 351 municípios brasileiros, dos quais 16.273 foram entrevistados, com 99,2% de taxa de resposta. Além disso, montou e participou do treinamento de toda a equipe de campo (coordenadores estaduais, supervisores e entrevistadores); acompanhou a coleta de dados; digitalizou todos os questionários; gerou a base de dados; criticou e realizou a imputação probabilística dos dados; calculou e calibrou os pesos amostrais; tabulou os principais resultados obtidos; e gerou o banco de dados.

O coordenador da pesquisa foi o professor doutor Francisco Inácio P. Bastos, a coleta de dados foi feita de maio a setembro de 2015 e, após atender a solicitações da Senad, a tabulação foi finalizada em novembro de 2017.

Newsletter