Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani)

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) é uma pesquisa científica domiciliar, realizada em nível nacional, para avaliar crianças menores de cinco anos quanto às práticas de aleitamento materno e de consumo alimentar, além do seu estado nutricional e possíveis deficiências de micronutrientes.

A Science foi coproponente do projeto que venceu a concorrência para realização do estudo, que é financiado pelo Ministério da Saúde por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Serão visitados domicílios de famílias em todas as regiões do Brasil, incluindo as zonas rural e urbana, com o objetivo de alcançar 15 mil entrevistas. A coordenação geral do projeto está a cargo do professor doutor Gilberto Kac, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O planejamento do estudo foi iniciado em 2018 e teve a contribuição da Science, em especial nos pontos relativos à operação para coleta de dados. Além do desenho da amostra, a Science desenvolveu o sistema eletrônico para preenchimento e registro dos questionários em dispositivos móveis de coleta, recrutou toda a equipe de pesquisa e realizou teste-piloto.

A etapa de coleta de dados começou em fevereiro de 2019 e se estenderá até o início de 2020, a fim de captar a sazonalidade do consumo alimentar. Sob responsabilidade da Science estão as atividades de montagem, treinamento e gerenciamento da equipe de campo; gestão da nuvem para a qual são transmitidos os questionários preenchidos; elaboração de relatórios de acompanhamento da coleta; processamento dos dados gravados na nuvem para geração de arquivos intermediários que permitam realizar a avaliação antropométrica; e acompanhamento dos exames de sangue das crianças, que fazem parte da devolutiva às famílias entrevistadas.

Ao fim da coleta, os especialistas da Science farão eventuais correções e calcularão os pesos amostrais, calibrando-os caso seja necessário. As informações estruturais do plano de amostragem serão, então, incorporadas ao banco de dados a ser entregue à coordenação da pesquisa.

Newsletter