Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (Elsi-Brasil)

Elsi-Brasil é uma pesquisa longitudinal, de base domiciliar, conduzida em amostra nacional representativa da população com 50 anos ou mais.

Nesse tipo de estudo, um grupo de pessoas que compartilham uma mesma característica é acompanhado ao longo de um período de tempo predefinido. No caso do Elsi, o objetivo é examinar os fatores sociais e biológicos que determinam o envelhecimento e suas consequências para os indivíduos e a sociedade.

O projeto é coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – unidade Minas Gerais e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A primeira onda da pesquisa foi realizada em 2015 e 2016, com financiamento do Ministério da Saúde e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação. Contou com a participação de 9.412 pessoas de 70 municípios situados nas cinco regiões brasileiras.

Para realizar a segunda rodada do Elsi, a Science foi contratada, por inexigibilidade, pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), vinculada à UFMG. Nesta etapa, os pesquisadores devem encontrar e entrevistar todos os 9.412 participantes da primeira rodada. Precisam ainda complementar a amostra com novos adultos residentes nos domicílios dos entrevistados – ou em outros domicílios dentro dos mesmos setores censitários –, para assegurar um total de entrevistados igual ou maior que o da primeira rodada.

A coleta de dados do Elsi foi iniciada em 30 de julho de 2019 e ainda está em curso. Os resultados vão gerar informações estratégicas, com potencial de subsidiar políticas para a promoção do envelhecimento ativo e para a melhoria da atenção à saúde de pessoas em idades mais avançadas. Por adotar metodologia semelhante à de outros estudos longitudinais ao redor do mundo, o estudo também vai possibilitar comparações internacionais.

Newsletter