Consultoria em socioeconomia – Licenciamento de Angra 3

De 2002 a 2005, a Science prestou consultoria à Eletrobras Termonuclear (Eletronuclear) no processo de licenciamento para instalação da usina nuclear Angra 3, quando realizou a análise socioeconômica da área de influência do empreendimento, a fim de atender ao Termo de Referência 017/99, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O projeto contemplou a análise da dinâmica populacional, a caracterização das comunidades afetadas com a instalação da nova usina e a caracterização da infraestrutura econômica e social, além de pesquisa domiciliar a respeito dos hábitos alimentares da população residente.

A partir dos resultados, a Science elaborou o Estudo de Impacto Ambiental / Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), requisito para concessão das licenças, e fez o mapeamento de padrões de uso e ocupação do solo.

Ainda hoje, a Science mantém contrato de consultoria com a Eletronuclear, com foco no acompanhamento, junto ao Ibama e a outros órgãos, do processo de licenciamento ambiental e autorização para funcionamento de Angra 3.

Newsletter