Autoteste para HIV como forma de aumentar a demanda de prevenção combinada no projeto ImPrEP: ensaio randomizado

Conduzido no Brasil, México e Peru, o projeto Implementation of Pre Exposition Prophylaxis (ImPrEP) funcionará como etapa preparatória para estabelecer serviços integrados de Profilaxia Pré-exposição (PrEP) nos três países, abordando aspectos estratégicos para a sua implantação.

Desenvolvido pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o projeto conta com financiamento da Unitaid, iniciativa global para combater doenças graves em países de média e baixa renda, com ênfase em tuberculose, malária e HIV/Aids.

O objetivo do ImPrEP é contribuir para a redução da incidência do HIV entre homens que se relacionam sexualmente com homens (HSHs) e mulheres transgênero (TGWs), por meio da inserção da Profilaxia Pré-exposição (PrEP) como um componente de serviços abrangentes de prevenção ao vírus.

O projeto será implantado em 38 cidades, e o medicamento será fornecido para 7.500 HSHs e TGWs. A expectativa é contribuir para o aumento da utilização da PrEP entre HSHs e TGWs de alto risco nos três países participantes do projeto. A estratégia central para alcançar o resultado pretendido é adotar uma implementação multicêntrica, composta pelas seguintes intervenções: teste de HIV e verificação de elegibilidade para PrEP; inscrição e entrega de medicamentos de PrEP; e aconselhamento e acompanhamento de uso efetivo.

A população de estudo é composta pelos participantes do ImPrEP que, por adesão voluntária, aceitaram integrar o ensaio clínico e pelos respectivos pares que eles tiverem encaminhado, denominados “recrutados”.

Os participantes serão distribuídos aleatoriamente em blocos de dez indivíduos entre os grupos de intervenção e de controle. Os participantes do grupo de intervenção receberão cinco cupons de atendimento prioritário com cinco autotestes para HIV enquanto os do grupo de controle terão apenas cinco cupons de atendimento prioritário. Os recrutados que comparecerem ao serviço de saúde serão testados para HIV e, se elegíveis, serão incluídos no ImPrEP.

A hipótese investigada é que o autoteste aumenta o número de recrutados que chegam ao serviço de saúde. O tamanho da amostra será determinado em uma análise intermediária, a ser realizada quando cada cidade tiver obtido 70 participantes. O número máximo de participantes é de 876 HSHs e TGWs (438 no grupo de intervenção e 438 no grupo de controle), incluídos no estudo ImPrEP e que tiverem feito a Profilaxia Pré-exposição por pelo menos 6 meses.

A Science desenvolveu todos os sistemas computacionais para realização do estudo: randomização dos participantes; preenchimento dos questionários dos participantes e recrutados; controle de liberação dos autotestes; produção de relatórios semanais de acompanhamento; e gerou os arquivos para processamento e análise. O cálculo do tamanho final dos grupos do ensaio e a análise dos resultados também estão a cargo da Science.

Newsletter