A SCIENCE iniciou em 22 de outubro de 2022 a coleta de dados da Pesquisa Saúde Brumadinho 2022. Esta é a segunda rodada da pesquisa domiciliar longitudinal coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais (Fiocruz Minas) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A pesquisa permitirá avaliar as condições de saúde dos residentes no município de Brumadinho, MG, após o rompimento das barragens da mina do Córrego do Feijão.

Nesta segunda rodada serão visitados todos os domicílios que participaram da primeira rodada (cerca de 1.500), realizando entrevistas presenciais dos domicílios e seus moradores elegíveis (de 12 anos ou mais de idade) para avaliar suas condições de saúde nesta segunda rodada. A pesquisa também tentará localizar todos os indivíduos elegíveis que participaram da primeira rodada, mas que tenham se mudado para municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A pesquisa levanta informações sobre características do domicílio e das condições de saúde, incluindo alimentação, uso dos serviços de saúde etc.