.: Projetos

A seguir, são destacados alguns projetos desenvolvidos, ou em desenvolvimento, pela SCIENCE - Associação Científica:

Projeto

Período

Objetivo

PETROBRAS/SCIENCE

JUNHO DE 2011 a DEZEMBRO DE 2013

Desenvolvimento de um sistema de Indicadores Socioambientais no âmbito da Unidade de Operação, Exploração e Produção de Petróleo e Gás da Bacia de Santos.
No desenvolvimento do sistema foram tratados e apresentados em 06 (seis) relatórios, em especial, os seguintes itens:

  • Bases teóricas e conceituais para a elaboração de um sistema de indicadores socioambientais voltado para o monitoramento das possíveis mudanças sociais e econômicas promovidas pelo desenvolvimento das atividades relacionadas à indústria de petróleo e gás natural;
  • Métodos e procedimentos metodológicos adotados na construção do sistema de indicadores socioambientais;
  • Procedimentos utilizados na sistematização de dados e informações, envolvida a captura, a organização e o armazenamento dos dados e das informações;
  • Apresentação dos produtos estabelecidos pela PETROBRAS, contemplando um descritor sintético de seus conteúdos;

SCIENCE/Petróleo Brasileiro S.A.- PETROBRAS

2004-2005

Pesquisa socioeconômica das comunidades de pescadores dos municípios de Arraial do Cabo, Macaé; e de São Francisco de Itabapoana.

SCIENCE/IETS/INRA - Institut National De La Recherche Agronomique

2003-2004

Desenvolvimento metodológico e execução da Juventude nas Comunidades do Caju, pesquisa domiciliar, realizada por amostragem probabilística.

SCIENCE/Sociedade Brasileira de Instrução - SBI

2003

Desenvolvimento metodológico e execução de uma pesquisa domiciliar, a ser realizada por amostragem probabilística, visando a obtenção de informações referentes às práticas de abordagem policial na cidade do Rio de Janeiro, bem como, a percepção da população quanto a sua experiência com a política em diversas situações, e sua percepção sobre as formas de atuação da polícia nas blitzes e demais abordagens policiais nas ruas da cidade.

SCIENCE/Eletrobrás Termonuclear S.A. - ELETRONUCLEAR

2002-2005

O projeto de consultoria objetivou planejar e executar o conjunto de atividades necessárias ao atendimento do Termo de Referência N. 017/99, do IBAMA, no que se refere a análise do ambiente socioeconômico da área de influência da Centra Nuclear Almirante álvaro Alberto - CNAAA, como requisito para a elaboração dos Estudos de Impacto ambiental/Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA, requisito para obtenção de licenciamento para instalação da Usina Nuclear de Angra 3.
A pesquisa contemplou a análise da dinâmica populacional, a caracterização das comunidades afetadas com a instalação da nova usina, a caracterização da infra-estrutura econômica e social e uma pesquisa domiciliar de hábitos alimentares da população residente.
O estudo consiste de uma análise socioeconômica, realizada com os resultados da pesquisa, e do mapeamento de padrões de uso e ocupação do solo. Estes trabalhos foram desenvolvidos em 2002. Entretanto, a SCIENCE manté;m, ainda hoje, Contrato de Consultoria com a ELETRONUCLEAR, visando o acompanhamento do processo de licenciamento ambiental e autorização de funcionamento da Usina Nuclear de Angra 3, junto ao IBAMA e a outros órgãos.

SCIENCE/IBGE/ENCE - FUNDAçãO FORD

2002-2004

Programa de bolsas para professores visitantes e para alunos do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE, visando subsidiar a consolidação do programa de Mestrado da ENCE e reforçar a componente metodológica e o uso de micro dados das pesquisas do IBGE por pesquisadores de ciências sociais.
O projeto contempla, dentre outras as seguintes atividades: cursos de pequena duração; cursos de utilização de micro dados das pesquisas do IBGE; realização de oficinas com objetivo de apresentar os principais conceitos, fontes de dados e indicadores sociais e políticas públicas; bolsa de professor visitante; seminário sobre Indicadores de Direitos Humanos e criação de uma sala de uso público onde pesquisadores de instituições públicas e ONGs contarão com o auxílio de assistentes treinados para acessar e processar os bancos de dados do IBGE.

SCIENCE/IETS - Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade

2002

Desenvolvimento metodológico e execução de uma pesquisa domiciliar, a ser realizada por amostragem probabilística, visando a obtenção de informações dos moradores das Comunidades do Complexo do Caju.

SCIENCE/PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada - IPEA
Programa Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Políticas Públicas - REDE-IPEA

2002

Planejamento de uma pesquisa amostral cuja população alvo é; composta de beneficiários dos diferentes programas sociais; planejamento e dimensionamento de uma amostra probabilística de beneficiários e respectivos domicílios; seleção da amostra e elaboração de cadastro de coleta; definição e execução do procedimento de expansão da amostra; desenvolvimento da metodologia de avaliação da precisão das estimativas.

SCIENCE/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD
Projeto BRA/97/013 - Programa Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Políticas Públicas - REDE - IPEA.

2002

O presente Contrato teve por objeto o desenvolvimento metodológico para obtenção de informações estatísticas com o objetivo de validar as informações no Cadastro único de beneficiários da CEF, no Estado da Paraíba.

SCIENCE/ Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

2001-2003

Construção, de forma sistemática e abrangente, de indicadores do processo de inovação na indústria brasileira que tenham relevância para os formuladores de política no sentido de facilitar o desenho, a implementação, a avaliação e o aprimoramento de iniciativas públicas que correspondam às necessidades das empresas e que possam orientar as estraté;gias empresariais.

SCIENCE/Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP)

2001-2003

Prestação de serviços té;cnicos relativos ao aperfeiçoamento metodológico do cálculo do Produto Interno Bruto trimestral do Município do Rio de Janeiro e fornecimento das informações estatísticas obedecendo aos programas de trabalho específicos da Diretoria de Pesquisas do IBGE.

SCIENCE/IBGE/Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ)

2001

Consultoria té;cnica no projeto de análise da estrutura e do desempenho das indústrias de máquinas e equipamentos no período de 1988 a 1995, com base nos resultados da Pesquisa Industrial Anual - PIA. Análise da estrutura e do desempenho das indústrias de máquinas e equipamentos no período posterior a 1996, com base nos resultados da Pesquisa Industrial Anual de Empresa - PIA - Empresa. Produção de informações conjunturais sobre o setor de máquinas e equipamentos com base em indicadores especiais da produção física, obtidos a partir da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física - PIM - PF.

SCIENCE/Secretaria do Estado do Estado de Trabalho do Rio de Janeiro

2000-2001

Conceber e elaborar um indicador de qualidade do mercado de trabalho para o Estado do Rio de Janeiro, disponibilizando para a Secretaria de Estado de Trabalho um banco de dados assim constituído, bem como, dar consultoria, treinar e orientar seus té;cnicos na apuração mensal desse indicador e implantar a publicação de um informe mensal sobre a evolução da quantidade do mercado no Estado.

SCIENCE/Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná (IBQP-PR)

2000-2001

Consultoria té;cnica para o projeto Produtividade do Trabalho nas Cadeias Industriais: Análise de Indicadores de Produção Sistemática, no âmbito do Convênio 05/00 firmado entre MDIC e o IBQP-PR visando a elaboração de uma sé;rie história de indicadores de produtividade por cadeias produtivas, bem como, sua metodologia de cálculo, utilizando informações produzidas sistematicamente por fontes oficiais de estatística (IBGE e Ministé;rio do Trabalho) gerando informação relevante e um referencial metodológico para produção sistemática de indicadores de produtividade do trabalho, no corte de cadeias produtivas da indústria, com o objetivo de assessorar os Fóruns de Competitividade na avaliação de suas metas.

SCIENCE/IBGE/Organização de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (FAO)

2000

Organização de um WorkShop visando treinar cidadãos de países diversos que trabalhem na área de estatística alimentar e agrícola na construção de contas de suprimentos/utilização, balanços alimentares e no uso e análise destes dados.

SCIENCE/Instituto Nacional da Propriedade Instustrial (INPI)

2000

Organizar a atividade ligada ao Processo Administrativo Disciplinar, visando a melhor qualidade e relação custo-benefício para a Administração Pública, com treinamentos que possibilitam não só a realização das atividades como també;m uma maior conscientização dos servidores sobre o que é; a Administração Pública, sua finalidade, os bens públicos, contribuindo para o desenvolvimento de uma postura é;tica no desempenho do cargo púbico, desdobrando, dessa forma, a tradicional atividade punitiva em uma nova componente de caráter eminentemente preventivo.

SCIENCE/Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

1999-2000

Semana Nacional do Meio Ambiente - disseminação e divulgação de conceitos fundamentais e dos princípios básicos da Educação Ambiental, dirigidos ao público em geral, em especial aos professores da rede pública e particular e agentes comunitários.

SCIENCE/Secretaria Municipal do Trabalho da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Programa de Apoio às Populações Desfavorecidas do Município do Rio de Janeiro

1999

Assessoria no Planejamento, desenvolvimento e execução de Pesquisas Socioeconômicas nas Comunidades do Programa de Apoio às Populações Desfavorecidas, em parceria com a Comissão Europé;ia, visando definir e implementar ações eficazes após a identificação das principais carências das 05 comunidades de pequeno porte, onde seriam efetuadas ações de melhorias urbanísticas, sociais e econômicas.

SCIENCE/Furnas Centrais Elé;tricas S.A.

1999

Elaboração de Termo de Referência para a execução, por empresas especializadas, do Zoneamento Ecológico-Econômico na área de influência do reservatório de Manso, em Mato Grosso .

SCIENCE/Empresa Municipal de Informática e Planejamento (IPLANRIO)

1998-2000

Prestar assistência té;cnica relativa ao aperfeiçoamento metodológico do cálculo do Produto Interno Bruto trimestral do Município do Rio de Janeiro, de forma compatível com o cálculo do Produto Interno Bruto trimestral brasileiro e ao aperfeiçoamento e atualização do painel de informantes da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física / PIM - PF para o Município do Rio de Janeiro.

SCIENCE/Banco do Brasil

1998-2000

Planejamento, execução e análise dos resultados de pesquisa quantitativa, realizado por amostragem probabilística, visando identificar o perfil do público de espectadores de eventos culturais do Centro Cultural Banco do Brasil, realizados ao longo do período considerado e també;m dos usuários da biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil.

SCIENCE/Secretaria Municipal do Trabalho da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

1998-2000

Planejamento, execução e análise dos resultados de um sistema de pesquisas socieconômicas nas Comunidades de Baixa Renda, integrantes do Projeto Favela-Bairro, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro .

SCIENCE/Empresa Municipal de Informática e Planejamento S.A. (IPLANRIO)

1998-2000

Prestar assistência té;cnica relativa ao aperfeiçoamento metodológico do cálculo do Produto Interno Bruto trimestral do Município do Rio de Janeiro, de forma compatível com o cálculo do Produto Interno Bruto trimestral brasileiro e ao aperfeiçoamento e atualização do painel de informantes da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física / PIM - PF para o Município do Rio de Janeiro.

SCIENCE/Secretaria Municipal do Trabalho da Cidade do Rio de Janeiro

1998-1999

Planejamento, execução e análise de um sistema de Pesquisa Socioeconômica para a Comunidade do Jacarezinho, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho da Prefeitura do Rio de Janeiro, investigando características socioeconômicas da população residente no Jacarezinho, comunidade integrante do projeto Favela-Bairro da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

SCIENCE/Banco do Brasil

1998-1999

Planejamento, execução e análise dos resultados de pesquisa quantitativa, realizado por amostragem probabilística, visando identificar o perfil do público de espectadores de eventos culturais do Centro Cultural Banco do Brasil, realizados ao longo do período considerado e també;m dos usuários da biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil.

SCIENCE/Fischer & Justus

1997-1998

Planejamento, execução e análise dos resultados de pesquisa quantitativa, realizada por amostragem probabilística, visando identificar o perfil do público de espectadores de eventos culturais do Centro Cultural Banco do Brasil.



© Todos os direitos reservados a A SCIENCE - Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica - 2005
Rua André Cavalcanti, 81, sala 301, Bairro Santa Teresa, CEP 20231-050, Rio de Janeiro, RJ - Telefone (21) 35790700