.: Notícia

Nota de falecimento

 

É com profunda tristeza e pesar que comunico o falecimento de nosso associado e eterno mestre, o Prof. Dr. Djalma Galvão Carneiro Pessoa, no dia primeiro de agosto de 2020.

De fato, o Prof. Djalma foi um mestre para todos nós, com uma generosidade infinita na transmissão do conhecimento, em nos auxiliar em dúvidas e questões diversas relacionadas ã  Estatística, e também em nos ensinar em suas ações como um professor deve exercer o seu ofício. Ele foi um educador por excelência.

Participou ativamente de várias pesquisas da Science e era membro do Conselho Técnico da sociedade, em cujas reuniões sempre nos trazia ensinamentos novos.

Também teve atuação importante no IBGE e no IMPA.

No IBGE, dirigiu a ENCE, como disse sua atual Diretora e como vivenciamos, em um dos períodos mais difíceis de sua história, soube tirá-la da crise que a ameaçava de extinção e pavimentou o caminho da renovação, a modernização da graduação em Estatística, a consolidação do papel da ENCE na capacitação de servidores do IBGE e, sobretudo, o resgate da prática da pesquisa da Escola, que propiciou a criação de cursos de pós-graduação lato sensu e posteriormente, de mestrado e doutorado. Dirigiu a ENCE de outubro de 1986 até a sua aposentadoria em 1995, com um breve período de afastamento, enquanto esteve ã  frente da então Diretoria de Planejamento e Coordenação do IBGE, entre junho de 1992 e outubro de 1993.

A continuação de seu legado levou a Escola a implantar seu Doutorado em 2015, criando-se o atual Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em População, Território e Estatísticas Públicas.

A partir de 1997, quando sua falta ficou evidente, passou a ser Consultor do IBGE em atividades ligadas ao desenvolvimento e ã  aplicação de métodos estatísticos, ao ensino e ã  pesquisa. Nessa função de consultor, colaborou decisivamente na realização do Censo Demográfico 2000, tendo orientado diversos projetos relacionados com aplicação de métodos estatísticos inovadores no censo. Colaborou decisivamente na orientação profissional de diversos estatísticos jovens que ingressaram no IBGE nesse período, dando a estes a necessária segurança para inovar nas aplicações e avanços propostos, sem perder de vista o rigor e cuidado necessários no caso de aplicações do porte das requeridas em um censo populacional e pesquisas nacionais, nunca se afastando da ENCE e colaborando com sua pós-graduação.

Mas falar apenas da Science e do IBGE não descreve todo seu importante papel para a sociedade e, principalmente, para a Estatística no Brasil.

Ele foi o líder do grupo que fundou a Associação Brasileira de Estatística - ABE, sendo o seu sócio número 1. Também presidiu a diretoria responsável pela instalação da Associação, entre 1984 e 1986. Todavia, muito antes disso, esteve diretamente envolvido com a criação e implantação do Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística - SINAPE, que até hoje é o principal congresso da área de Estatística e Probabilidade no Brasil, tendo sido membro da comissão organizadora do 2o SINAPE.

Além disso, ele contribuiu de forma decisiva para a implantação de vários programas de pós-graduação em Estatística no Brasil. No IMPA, foi professor do Mestrado em Estatística ali existente da segunda metade dos anos 1970 até 1986, tendo contribuído com a formação e orientação de muitos dos que depois se tornaram líderes da área de Estatística no Brasil.

O Prof. Djalma foi um dos primeiros doutores em Estatística formados no exterior, na Universidade da Califórnia-Berkeley/EUA (1970).

Ele sempre foi um entusiasta pelo saber, e desenvolveu grande interesse pelo uso de sistemas de computação estatística de código aberto. Após se aposentar, aprendeu o software R e passou a disseminar essa ferramenta através de cursos e do desenvolvimento de bibliotecas de funções especializadas para analisar dados de pesquisas amostrais complexas, além de colaborar e compartilhar seus conhecimentos com diversos autores de bibliotecas do R. De fato, ele foi um dos precursores do uso do R no Brasil.

Fui seu aluno e atuei juntamente com ele em uma banca de concurso público para pesquisador da ENCE, o que me permitiu constatar que aquele profissional era tão grande quanto humilde, que tinha uma disposição em colaborar, em estar sempre disponível para compartilhar seu saber. Realmente, foi um privilégio ter sido aluno e ter trabalhado com um profissional sênior da dimensão dele.

Em nome da Science tenho a honra de agradecer ao Prof. Djalma pelo seu legado, por tudo que fez pelo IMPA, pela ENCE, pelo IBGE, pela SCIENCE e por toda sua contribuição ã  Estatística no Brasil.

 

Mauricio de Vasconcellos

Presidente da Science



© Todos os direitos reservados a A SCIENCE - Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica - 2005
Rua André Cavalcanti, 81, sala 301, Bairro Santa Teresa, CEP 20231-050, Rio de Janeiro, RJ - Telefone (21) 35790700